Na elaboração do dossier (em formato
digital) da avaliação final relativa ao projecto,
seguiram-se as orientações / proposta de
guião.
1.
Documentos de referência
1.1. Identificação
da
escola, do
projecto, do
coordenador e da
equipa
1.2. Edital
da iniciativa
1.3. Documento
com
projecto inicial
submetido pela escola e aprovado
pela CRIE
1.4. Indicação
do
Centro de Competência
que acompanha o projecto da escola
1.5. Documento
com eventuais reformulações feitas ao projecto [alteração
da equipa inicialmente prevista]
1.6. Listagem
dos professores da escola que requisitaram um
computador portátil para utilização individual e
profissional
1.7. Regulamento
de utilização dos computadores
portáteis atribuídos a professores
1.8. Regulamento
de utilização dos computadores portáteis atribuídos à
escola para utilização com os alunos
1.9. Ordens
de trabalho e memorandos das
reuniões realizadas
na escola no âmbito do projecto
1.10. Lista
de sessões formais e/ou informais de
formação
em que estiveram presentes elementos da equipa e cópias
dos respectivos programas e certificados de participação
1.11. Ordens
de trabalho e
memorandos das reuniões (caso tenham
acontecido) realizadas com o(s) elementos do Centro de
Competência que acompanha o projecto da escola
1.12. E-mails,
faxes, ofícios recebidos e/ou enviados no âmbito do
projecto
1.13. Outros
2.
Documentos de trabalho no âmbito da gestão corrente do
projecto
2.1. Cópias
das
requisições
dos equipamentos
2.2. Estatísticas
de utilização dos equipamentos (nº de
requisições por dia ou por semana; taxa de utilização;
nº de requisições por áreas disciplinares e por áreas
não disciplinares; tipos de utilização; etc.)
2.3.
Listas de
actividades desenvolvidas
no decorrer da utilização dos portáteis e, se
possível breve caracterização dessas actividades –
sugere-se a existência de uma ficha tipo
2.4.
Listas de
materiais produzidos
no decorrer da utilização dos portáteis e, se
possível breve caracterização desses materiais com
eventual indicação dos autores e do contexto em que
foram produzidos – sugere-se a existência de uma ficha
tipo; na medida do possível é altamente desejável que
sejam colocadas on-line e disponibilizado o respectivo
link com usufruto para todas as comunidades escolares
2.5.
Outros
3. Relatório avaliativo das actividades e sugestões para
eventual redireccionamento do projecto no ano lectivo
2007/2008
3.1.
Graus de
concretização dos objectivos no 1º ano:
[quais os objectivos iniciais previstos e quais os
objectivos alcançados? em que medida foram dados os
passos necessários neste 1º ano? Que dificuldades
surgiram? Como foram ultrapassadas? Que dificuldades se
percebe que irão permanecer? O que fazer para as
ultrapassar? etc]
3.2. graus de
concretização das actividades previstas no 1º ano:
[em que medida foram concretizadas as actividades
previstas para o 1º ano? Quais os principais obstáculos,
caso tenham existido, à concretização das actividades
previstas? Que tipo de actividades não previstas, foram
desenvolvidas? O que proporcionou o desenvolvimento
dessas actividades? Quais os Departamentos que se
envolveram mais e porquê? Quais os Departamentos que se
envolveram menos e porquê? Quais as principais
actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos
portáteis pelos professores? Quais as principais
actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos
portáteis pelos alunos? etc]
3.3. Indicadores
de aprendizagem percepcionados:
[pode dizer-se alguma coisa sobre transformações
ocorridas nos alunos, decorrentes da utilização dos
portáteis? Quais os alunos que mais se envolveram no
projecto? Que participação tiveram no projecto os alunos
da escolas? Qual o envolvimento dos alunos nas tarefas
escolares propostas, no âmbito do projecto? etc]
3.4. sugestões de
redireccionamento das actividades para o 2º ano
3.5. necessidades
de formação para o 2º ano
3.6. Outros

3.1. Graus de
concretização dos objectivos no 1º ano:
[quais os objectivos iniciais previstos e quais os
objectivos alcançados? em que medida foram dados os
passos necessários neste 1º ano? Que dificuldades
surgiram? Como foram ultrapassadas? Que dificuldades se
percebe que irão permanecer? O que fazer para as
ultrapassar? etc.]
Os
objectivos previstos
para este 1º ano da iniciativa "Escolas,
Professores e Computadores Portáteis"
foram, não integralmente, mas na sua grande maioria
alcançados. O grande objectivo, presente em
todos os projectos individuais, passava pela
produção de conteúdos digitais e consequente
aumento de utilização dos meios disponíveis
(pc's, portáteis, videoprojectores, quadros
interactivos, internet, ...).
(1) As dificuldades iniciais
prendiam-se com a pouca formação, na área das TIC's
(em alguns casos praticamente nula), dos
professores envolvidos. A forma
encontrada, mais rápida e com maior
probabilidade de sucesso, passava pela
formação na própria escola e em horário que
se ajustasse o mais possível à
disponibilidade dos professores. Criaram-se
assim, pelos professores de informática, as
Quartas-Digitais.
Todas as quartas-feiras (excepto na semana
do Conselho pedagógico), decorriam acções de
formação em dois horários. A 1ª sessão das
15h30 às 17h00, e a 2ª sessão das 17h00 às
18h30. Cabia a cada professor escolher a
sessão que melhor se ajustasse ao seu
horário e disponibilidade. O êxito, foi por
todos os envolvidos reconhecido e traduzido
nos resultados/trabalho que cada professor
conseguiu produzir.
(2) Outra dificuldade, com que nos
deparámos prendia-se com a utilização da
internet. Uma das críticas/dificuldades mais
apontadas pelos professores envolvidos na
iniciativa, era a dificuldade em
conseguir uma ligação à internet estável e
de velocidade aceitável. MUITAS das vezes o
acesso era mesmo
impossível
de realizar. Este problema foi
relatado insistentemente quer à PT (meios
físicos), quer à
RCTS (largura de banda e router). Foram
realizadas várias auditorias
internas e externas, monitorizadas por diferentes
técnicos, à rede e todo o hardware/software
envolvido. A resolução passou por uma simples
troca de Router por parte da RCTS e com o aumento da largura
de banda.
As dificuldades relatadas não ficaram
integralmente resolvidas. Prevê-se, no
próximo ano lectivo (2007/2008), a adesão de
um maior número de professores à iniciativa,
o que significa mais formação, quer inicial,
quer um pouco mais avançada e diversificada
para quem já participou este ano.
Quanto à largura de Banda continua a ser um
problema. Há já alguns meses que é possível
aceder à internet (o que não se passava no
início do ano), mas com o aumento do número
de professores e alunos com portáteis e
acesso à internet, a lentidão no acesso é
por todos contestada. |
3.2. Graus de
concretização das actividades previstas no 1º ano:
[em que medida foram concretizadas as actividades
previstas para o 1º ano? Quais os principais obstáculos,
caso tenham existido, à concretização das actividades
previstas? Que tipo de actividades não previstas, foram
desenvolvidas? O que proporcionou o desenvolvimento
dessas actividades? Quais os Departamentos que se
envolveram mais e porquê? Quais os Departamentos que se
envolveram menos e porquê? Quais as principais
actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos
portáteis pelos professores? Quais as principais
actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos
portáteis pelos alunos? etc]
As
actividades/projectos previstos
para este 1º ano da iniciativa "Escolas,
Professores e Computadores Portáteis"
foram, não integralmente, mas na sua grande maioria
alcançados.
(1) Os departamentos/áreas
disciplinares que mais se envolveram no
projecto foram: língua portuguesa, língua
estrangeira (francês e inglês), ciências,
humanidades e informática.
Estes departamentos/áreas disciplinares
foram os que mais activamente se envolveram,
talvez pela maior apetência e à vontade com
que os professores das respectivas
disciplinas se sentiam em relação às TIC's.
No entanto, o trabalho desenvolvido por
estes professores, neste 1º ano da
iniciativa, serviu para que nos próximos
anos mais professores de outras áreas se
envolvam de forma mais activa.
(2) Quanto à utilização dos portáteis
afectos aos professores (10), em situação de
uso individual e profissional, optámos por
atribuir a cada professor um portátil pelo
período de um ano lectivo (Set2006 a
Jul2007), mediante proposta de projecto de
trabalho. As principais actividades
desenvolvidas pelos professores pode ser
consultada em
projectos.
(3) Quanto à utilização dos portáteis
pelos alunos, as principais actividades
prendiam-se com pesquisa e/ou recolha de
informação para elaboração de trabalhos. |
3.3. Indicadores
de aprendizagem percepcionados:
[pode dizer-se alguma coisa sobre transformações
ocorridas nos alunos, decorrentes da utilização dos
portáteis? Quais os alunos que mais se envolveram no
projecto? Que participação tiveram no projecto os alunos
da escolas? Qual o envolvimento dos alunos nas tarefas
escolares propostas, no âmbito do projecto? etc]
Todos os alunos foram envolvidos de uma
forma generalizada na iniciativa "Escolas,
Professores e Computadores Portáteis". O
que se notou na nossa escola, foi um aumento
do número de portáteis pessoais por parte
dos alunos.
O envolvimento dos alunos nas actividades
previstas por cada professor, nas
respectivas disciplinas, fez com que
tivessem um maior à vontade e uma
consequente maior apetência pelas TIC's. |
3.4. sugestões de
redireccionamento das actividades para o 2º ano
Para o 2º ano da iniciativa "Escolas,
Professores e Computadores Portáteis",
pretende-se acolher os novos interessados em
participar activamente no projecto e dar
mais um passo com os professores e alunos
que já este ano se empenharam e mostraram
resultados positivos.
Assim, pretendemos não só a produção e
distribuição de conteúdos digitais, mas
também, incentivar o trabalho
colaborativo/cooperativo entre os envolvidos
(professores, alunos, encarregados),
nomeadamente através de
blogs,
wikis e da plataforma de ensino/aprendizagem
Moodle.
Pretendemos também avançar com a
certificação de competências em TIC's por
parte de professores e funcionários. |
3.5. necessidades
de formação para o 2º ano
As necessidades de formação para o 2º ano
são muitas. Como já se referiu, teremos de
apoiar os professores que só agora se
pretendem envolver activamente no projecto e
que não participaram na
formação ministrada
na escola no decorrente ano lectivo, como
também dar um passo à frente com os
professores que já este ano receberam
formação e estão na expectativa de ir mais
além.
Também os administradores do
moodle da
escola sentem necessidade de receber
formação em "Administração da plataforma
Moodle".
É necessária também formação na área das
TIC's aos funcionários.
|
3.6. Outros
|