iniciativa

"Escolas, Professores e Computadores Portáteis"

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Na elaboração do dossier (em formato digital) da avaliação final relativa ao projecto,

seguiram-se as orientações / proposta de guião.

 

1.  Documentos de referência

1.1.  Identificação da escola, do projecto, do coordenador e da equipa

1.2.  Edital da iniciativa

1.3.  Documento com projecto inicial submetido pela escola e aprovado pela CRIE

1.4.  Indicação do Centro de Competência que acompanha o projecto da escola

1.5.  Documento com eventuais reformulações feitas ao projecto [alteração da equipa inicialmente prevista]

1.6.  Listagem dos professores da escola que requisitaram um computador portátil para utilização individual e profissional

1.7.  Regulamento de utilização dos computadores portáteis atribuídos a professores

1.8.  Regulamento de utilização dos computadores portáteis atribuídos à escola para utilização com os alunos

1.9.  Ordens de trabalho e memorandos das reuniões realizadas na escola no âmbito do projecto

1.10.  Lista de sessões formais e/ou informais de formação em que estiveram presentes elementos da equipa e cópias dos respectivos programas e certificados de participação

1.11.  Ordens de trabalho e memorandos das reuniões (caso tenham acontecido) realizadas com o(s) elementos do Centro de Competência que acompanha o projecto da escola

1.12.  E-mails, faxes, ofícios recebidos e/ou enviados no âmbito do projecto

1.13.  Outros

 

 

2.  Documentos de trabalho no âmbito da gestão corrente do projecto

2.1.  Cópias das requisições dos equipamentos

2.2.  Estatísticas de utilização dos equipamentos (nº de requisições por dia ou por semana; taxa de utilização; nº de requisições por áreas disciplinares e por áreas não disciplinares; tipos de utilização; etc.)

2.3.  Listas de actividades desenvolvidas no decorrer da utilização dos portáteis e, se possível breve caracterização dessas actividades – sugere-se a existência de uma ficha tipo

2.4.  Listas de materiais produzidos no decorrer da utilização dos portáteis e, se possível breve caracterização desses materiais com eventual indicação dos autores e do contexto em que foram produzidos – sugere-se a existência de uma ficha tipo; na medida do possível é altamente desejável que sejam colocadas on-line e disponibilizado o respectivo link com usufruto para todas as comunidades escolares

2.5.  Outros

 

 

3. Relatório avaliativo das actividades e sugestões para eventual redireccionamento do projecto no ano lectivo 2007/2008

3.1. Graus de concretização dos objectivos no 1º ano:

        [quais os objectivos iniciais previstos e quais os objectivos alcançados? em que medida foram dados os passos necessários neste 1º ano? Que dificuldades surgiram? Como foram ultrapassadas? Que dificuldades se percebe que irão permanecer? O que fazer para as ultrapassar? etc]

 

3.2. graus de concretização das actividades previstas no 1º ano:

     [em que medida foram concretizadas as actividades previstas para o 1º ano? Quais os principais obstáculos, caso tenham existido, à concretização das actividades previstas? Que tipo de actividades não previstas, foram desenvolvidas? O que proporcionou o desenvolvimento dessas actividades? Quais os Departamentos que se envolveram mais e porquê? Quais os Departamentos que se envolveram menos e porquê? Quais as principais actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos portáteis pelos professores? Quais as principais actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos portáteis pelos alunos? etc]

 

3.3. Indicadores de aprendizagem percepcionados:

        [pode dizer-se alguma coisa sobre transformações ocorridas nos alunos, decorrentes da utilização dos portáteis? Quais os alunos que mais se envolveram no projecto? Que participação tiveram no projecto os alunos da escolas? Qual o envolvimento dos alunos nas tarefas escolares propostas, no âmbito do projecto? etc]

 

3.4. sugestões de redireccionamento das actividades para o 2º ano

 

3.5. necessidades de formação para o 2º ano

 

3.6. Outros

 

 

 

 

3.1. Graus de concretização dos objectivos no 1º ano:

        [quais os objectivos iniciais previstos e quais os objectivos alcançados? em que medida foram dados os passos necessários neste 1º ano? Que dificuldades surgiram? Como foram ultrapassadas? Que dificuldades se percebe que irão permanecer? O que fazer para as ultrapassar? etc.]

 

Os objectivos previstos para este 1º ano da iniciativa "Escolas, Professores e Computadores Portáteis" foram, não integralmente, mas na sua grande maioria alcançados. O grande objectivo, presente em todos os projectos individuais, passava pela produção de conteúdos digitais e consequente aumento de utilização dos meios disponíveis (pc's, portáteis, videoprojectores, quadros interactivos, internet, ...).

(1) As dificuldades iniciais prendiam-se com a pouca formação, na área das TIC's (em alguns casos praticamente nula), dos professores envolvidos. A forma encontrada, mais rápida e com maior probabilidade de sucesso, passava pela formação na própria escola e em horário que se ajustasse o mais possível à disponibilidade dos professores. Criaram-se assim, pelos professores de informática, as Quartas-Digitais. Todas as quartas-feiras (excepto na semana do Conselho pedagógico), decorriam acções de formação em dois horários. A 1ª sessão das 15h30 às 17h00, e a 2ª sessão das 17h00 às 18h30. Cabia a cada professor escolher a sessão que melhor se ajustasse ao seu horário e disponibilidade. O êxito, foi por todos os envolvidos reconhecido e traduzido nos resultados/trabalho que cada professor conseguiu produzir.

(2) Outra dificuldade, com que nos deparámos prendia-se com a utilização da internet. Uma das críticas/dificuldades mais apontadas pelos professores envolvidos na iniciativa, era a dificuldade em conseguir uma ligação à internet estável e de velocidade aceitável. MUITAS das vezes o acesso era mesmo impossível de realizar. Este problema foi relatado insistentemente quer à PT (meios físicos), quer à RCTS (largura de banda e router). Foram realizadas várias auditorias internas e externas, monitorizadas por diferentes técnicos, à rede e todo o hardware/software envolvido. A resolução passou por uma simples troca de Router por parte da RCTS e com o aumento da largura de banda.

As dificuldades relatadas não ficaram integralmente resolvidas. Prevê-se, no próximo ano lectivo (2007/2008), a adesão de um maior número de professores à iniciativa, o que significa mais formação, quer inicial, quer um pouco mais avançada e diversificada para quem já participou este ano.

Quanto à largura de Banda continua a ser um problema. Há já alguns meses que é possível aceder à internet (o que não se passava no início do ano), mas com o aumento do número de professores e alunos com portáteis e acesso à internet, a lentidão no acesso é por todos contestada.

 

 

 

3.2. Graus de concretização das actividades previstas no 1º ano:

     [em que medida foram concretizadas as actividades previstas para o 1º ano? Quais os principais obstáculos, caso tenham existido, à concretização das actividades previstas? Que tipo de actividades não previstas, foram desenvolvidas? O que proporcionou o desenvolvimento dessas actividades? Quais os Departamentos que se envolveram mais e porquê? Quais os Departamentos que se envolveram menos e porquê? Quais as principais actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos portáteis pelos professores? Quais as principais actividades desenvolvidas no âmbito da utilização dos portáteis pelos alunos? etc]

 

As actividades/projectos previstos para este 1º ano da iniciativa "Escolas, Professores e Computadores Portáteis" foram, não integralmente, mas na sua grande maioria alcançados.

(1) Os departamentos/áreas disciplinares que mais se envolveram no projecto foram: língua portuguesa, língua estrangeira (francês e inglês), ciências, humanidades e informática.

Estes departamentos/áreas disciplinares foram os que mais activamente se envolveram, talvez pela maior apetência e à vontade com que os professores das respectivas disciplinas se sentiam em relação às TIC's. No entanto, o trabalho desenvolvido por estes professores, neste 1º ano da iniciativa, serviu para que nos próximos anos mais professores de outras áreas se envolvam de forma mais activa.

(2) Quanto à utilização dos portáteis afectos aos professores (10), em situação de uso individual e profissional, optámos por atribuir a cada professor um portátil pelo período de um ano lectivo (Set2006 a Jul2007), mediante proposta de projecto de trabalho. As principais actividades desenvolvidas pelos professores pode ser consultada em projectos.

(3) Quanto à utilização dos portáteis pelos alunos, as principais actividades prendiam-se com pesquisa e/ou recolha de informação para elaboração de trabalhos.

 

 

 

3.3. Indicadores de aprendizagem percepcionados:

        [pode dizer-se alguma coisa sobre transformações ocorridas nos alunos, decorrentes da utilização dos portáteis? Quais os alunos que mais se envolveram no projecto? Que participação tiveram no projecto os alunos da escolas? Qual o envolvimento dos alunos nas tarefas escolares propostas, no âmbito do projecto? etc]

 

Todos os alunos foram envolvidos de uma forma generalizada na iniciativa "Escolas, Professores e Computadores Portáteis". O que se notou na nossa escola, foi um aumento do número de portáteis pessoais por parte dos alunos.

O envolvimento dos alunos nas actividades previstas por cada professor, nas respectivas disciplinas, fez com que tivessem um maior à vontade e uma consequente maior apetência pelas TIC's.

 

 

 

3.4. sugestões de redireccionamento das actividades para o 2º ano

 

Para o 2º ano da iniciativa "Escolas, Professores e Computadores Portáteis", pretende-se acolher os novos interessados em participar activamente no projecto e dar mais um passo com os professores e alunos que já este ano se empenharam e mostraram resultados positivos.

Assim, pretendemos não só a produção e distribuição de conteúdos digitais, mas também, incentivar o trabalho colaborativo/cooperativo entre os envolvidos (professores, alunos, encarregados), nomeadamente através de blogs, wikis e da plataforma de ensino/aprendizagem Moodle.

Pretendemos também avançar com a certificação de competências em TIC's por parte de professores e funcionários.

 

 

 

3.5. necessidades de formação para o 2º ano

 

As necessidades de formação para o 2º ano são muitas. Como já se referiu, teremos de apoiar os professores que só agora se pretendem envolver activamente no projecto e que não participaram na formação ministrada na escola no decorrente ano lectivo, como também dar um passo à frente com os professores que já este ano receberam formação e estão na expectativa de ir mais além.

Também os administradores do moodle da escola sentem necessidade de receber formação em "Administração da plataforma Moodle".

É necessária também formação na área das TIC's aos funcionários.

 

 

 

 

3.6. Outros

 

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